WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3093.1722

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

Tudo sobre Cola PU (Selante de Poliuretano) e suas aplicações

Cada vez mais, os selantes de poliuretano (também chamados de cola PU) surgem como uma solução sustentável e econômica em diversos segmentos da indústria e da construção civil.
Tudo sobre Cola PU

Cada vez mais, os selantes de poliuretano (também chamados de cola PU) surgem como uma solução sustentável e econômica em diversos segmentos da indústria e da construção civil.

A versatilidade e a alta capacidade de adesão e fixação, fazem da cola PU uma alternativa com ótimo custo-benefício. Hoje, estes selantes de poliuretano são são encontrados em automóveis, construções, máquinas e equipamentos, móveis e instalações residenciais, entre outros.

Na indústria moveleira, sua principal vantagem sobre as colas mais tradicionais para madeira é a resistência à água.

Seu uso também é difundido no segmento automotivo para a montagem de vidros frontais e traseiros do automóvel.

Conheça mais sobre as colas PU abaixo:

Características da cola pu

Os selantes de poliuretano (colas PU) possuem elasticidade permanente e alta capacidade de recuperação, absorvendo impactos e resistindo ao envelhecimento e à ação da intempérie.

Essas colas PU também resistem bem à ação de outras substâncias químicas, o que garante sua durabilidade. Não são corrosivas e possuem baixa emissão de VOCs.

A cura é rápida favorecendo montagens mecânicas tornando as juntas impermeáveis com muito mais durabilidade e eficiência.

Aplicações da cola pu (onde usar)

A aplicação de selantes de poliuretano, é vasta por sua versatilidade, durabilidade e eficiência na adesão de juntas das mais variadas superfícies.

Em geral, encontramos as colas PU em:

Indústria em geral

Em soldagens de painéis e placas de metal, painéis pré-moldados e todo tipo de montagem industrial unindo partes rígidas e flexíveis.

Proporcionam a vedação total de juntas em peças industriais. Também usadas em balcões e câmaras frigoríficas.

Destaque para o PU 50 Fast

Na indústria moveleira

As colas PU estão presentes na fabricação de móveis permitindo a união de partes de outros materiais com a madeira, tanto na estrutura como no acabamento de móveis e peças decorativas.

Cola Solupur 201 Para Madeira

Indústria automotiva

Pela sua excelente adesão em metais como: ferro, aço inox, peças com tratamentos galvânicos, alumínio e outros permite o uso na montagem e reparos em automóveis e veículos em geral.

Também são encontradas em baús de caminhões com refrigeração.

Produto indicado: U Seal 501

Indústria náutica

As colas PU também são muito usadas para calafetação, montagem e manutenção de barcos, e como impermeabilizante na fixação de convés e casco.

Para indústria náutica utilize o SIMP Seal 55

Construção civil

Os selantes de PU aderem bem ao concreto, tijolo, telhas, pedras naturais e sintéticas, azulejos, cerâmicas, superfícies esmaltadas, madeiras duras, vidros e outros componentes usados na construção civil.

Produto em destaque: PU 30 Elastic

Interiores

Para o uso em interiores, as colas PU atuam na montagem de esquadrias de madeira, escadas, janelas e portas, colagem de placas de gesso e outros materiais porosos.

Para este fim, utilize o U Bond 305

Como aplicar a cola PU

Os selantes de poliuretano podem ser aplicados com pistola manual ou pneumática.

A temperatura de aplicação deve ser entre +5°C e +35°C. Recomenda-se realizar testes de compatibilidade em cada material.

A superfície deve estar limpa, seca, isenta de pó, gorduras, partículas soltas e outras substâncias que impeçam boa aderência.

Restos de tinta e revestimentos mal aderidos devem ser retirados. Na utilização de solvente para limpeza, verifique a compatibilidade deste com o substrato. Se necessário aplique primer.

Para uso em concreto, pedra e outras alvenarias, as superfícies devem ser limpas através de lixamento ou com escova de aço até expor uma superfície firme.

Para aplicação em metais, estes devem estar isentos de escamas, ferrugens e revestimentos.

Fonte: Selatec

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *