WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3286.9911

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

Porcelanato Líquido 3D: Vantagens e Desvantagens

Porcelanato Líquido 3D

Se você pretende colocar em sua casa, ou trabalhar com resina epóxi,  é necessário saber as vantagens e desvantagens do porcelanato líquido 3D. 

Você vai entender o que é o porcelanato líquido comum, o que é o porcelanato líquido 3D e qual a sua relação com a resina epóxi.

O que é Porcelanato Líquido?

A dúvida que toma conta da cabeça de quem está tendo os primeiros contatos com o porcelanato líquido é sempre sobre o que é e como ele é feito.

O porcelanato líquido é um nome que os brasileiros usaram para chamar a aplicação de resina epóxi. 

Como o nome porcelanato já é um nome mais comercialmente conhecido, os brasileiros resolveram dar o nome de aplicação da resina de porcelanato líquido.

Concluindo, o porcelanato líquido comum é a resina epóxi, que é aplicada em estado líquido, e após processo de cura ela fica rigida, tão resistente e tão durável quanto um piso de porcelanato comum.

O que é Resina Epóxi?

Explicando em uma linguagem simples, a resina epóxi é um composto de dois líquidos, resina e endurecedor,  que quando misturados enrigecem após um tempo de cura.

Uma vez rígido, a superfície se torna extrememante resistente a riscos, impactos, temperaturas e  líquidos.

Nessa mistura podem ser acrescentados corantes e pigmentos líquidos e sólidos, assim como outros elementos para dar uma acabamento mais personalizado.

Conheça o curso de resina epóxi que é o número 1 no Brasil. O mais indicado para iniciantes em mesas resinadas, bancadas, porcelanato líquido em piso e artes em resina. Uma indicação do Guia da Resina Epóxi

  • Não é possível criar resina epóxi de forma caseira, uma vez que é um produto totalmente químico industrial.
  • Aplicação demanda  conhecimento para não causar estragos que podem custar caro.

O que é Porcelanato Líquido 3D?

Como você já conhece o o significado do nome porcelanato líquido e o que é resina epóxi, fica mais facil entender o conceito de porcelanato líquido 3D.

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens do porcelanato líquido 3D, é necessário desmistificar a o termo 3D. 

Indo direto ao ponto, a aplicação é chamado de 3D pois antes de ser aplicada a resina epóxi, a superfícil é revestida com um adesivo, um tipo de papel de parede, com algum desenho 3D.

  • Depois que esse adesivo é aplicado a superfície, a resina o cobre com uma determinada espessura, e tem se a impressão que esse piso está com 3 dimensões: altura, largura e profundidade.
  • Não há nada além disso no porcelanato líquido 3D que o diferencia do porcelanato líquido comum, que na verdade é a resina epóxi aplicada ao piso.

Isso é Muito Importante!

É muito importante você saber considerar que fora a aparência, o porcelanato líquido em nada tem a ver o o porcelanato comum. 

E que assim como qualquer outros tipos de piso há vantagens e desvantagens, pois nada é perfeito.

O que se leva muito em conta é a manutenção. O piso de porcelanato líquido 3d pode durar anos e é quase inquebrável comparado a qualquer piso do mercado.

E quando ele começar a perder o brilho, um polimento resolve o problema e você terá o piso novo por muito mais tempo.

Diferente do porcelanato comum que conhecemos, aplicado em piso com argamassa.

  • No porcelanato comum esmaltado, uma vez que riscado ou lascado o esmalte, não há manutenção e você precisa trocar o piso.
  • Já no porcelanato comum polido, os riscos podem ser retirados com um polimento, mas os profundos e as lascas não saem..

Vantagens do Porcelanato Líquido 3D

O porcelanato líquido 3D tem muitas vantagens, algumas que não se encontram em nenhum tipo de piso pelo mundo!

  • Resistência ao Calor

O piso de resina epóxi tem uma resistência a temperaturas muitas altas, assim como calor direto do fogo.

  • Acabamento Ultra Resistente

O porcelanto Líquido 3D tem alta capacidade de absorção de impactos, não risca e por ter um acabamento emborrachado, é quase inquebrável(depende da marca da resina).

  • Preparado para altíssimo tráfego e peso.

Muito utilizado em hospitais, aeroportos, industrias, hall de entrada de prédios e shoppings, o porcelanato líquido 3D é altamente preparado para suportar muito tráfego e muito peso, sem quebrar, claro se aplicado da forma correta.

  • Facilidade de Limpeza

Você pode limpar o piso de porcelanato líquido 3d com praticamente qualquer produto comum que não seja abrasivo. Como não há juntas, a limpeza é pratica e não é necessário lavar  a superfície.

  • Superfície Impermeável

A superfície é impermeável, ou seja, qualquer líquido derramado não corre risco de infiltrar no piso e chegar ao solo, assim como também causar manchas.

Desvantagens Do Porcelanato Líquido

Como nem tudo são flores, atmbém há algumas desvantagens do porcelanato líquido 3D, vamos conferir!

  • Aplicação Complicada

Não é qualquer um que vai saber aplicar a resina epóxi. A resina é um trabalho a parte de qualquer conhecimento geral de obra e demanda formação técnica para aplicação.

  • Não pode ser utilizado em umidade 

A resina epóxi não pode ser aplicada sobre um piso com umidade, diferente do porcelanato comum. Isso porque umidade, por menor que seja, impede que a resina cole no solo.

  • Risco de amarelamento

Sim, o piso de porcelanato líquido 3d pode amarelar caso receba luz solar direta durante o dia inteiro. Apesar de existir resinas com proteção ultravioleta, não é indicado o piso ficar exposto ao tempo.

  •  Escassez de profissionais

Por ser um trabalho relativamente novo no Brasil, ainda á muito difícil achar profissionais capacitados para executar o serviço.

  • Qualidade depende da marca da resina

A qualidade e a durabilidade do porcelanato líquido 3D vai depender da marca de resina. Isso é uma realidade para qualquer produto. Algumas resinas são mais resistentes a impactos, riscos e ao luz ultravioleta.

Onde Aplicar o Porcelanato Líquido 3D

O porcelanato líquido 3D pode ser aplicado a diversas superfícies, desde que seja dado o preparo correto, o que na verdade é a parte mais importante.

  • Laminado
  • Cerâmica
  • Madeira
  • Concreto
  • Granito
  • Mármore
  • Porcelanato Comum

Em caso de aplicação em piso de madeira ou laminado, deve se tomar extremo cuidado, pois o piso não deve ter nenhum foco de umidade. Para isso deve ser fazer um teste de umidade.

  • É mais complicado identificar esse problema na madeira, pois fica mais escondido.
  • Na maioria dos casos, não é recomendado aplicar sobre piso de madeira, mas algumas pessoas arriscam. 
  • Nossa dica é que caso você tenha um piso de madeira e queira aplicar porcelanato líquido 3d, retire toda a madeira que vai ser mais seguro.

Para as outras superfícies mencionadas: cerâmica, concreto, granito ou porcelanato comum, seguem processos parecidos e podem receber o porcelanato líquido 3d sem problemas.

Piso Líquido 3D Marmorizado

Pode se dizer que há duas formas de fazer o porcelanato líquido 3D marmorizado. A diferença de preço pode ser alta entre as formas, porém o acabamento final pode ser decisivo. 

A primeira forma seria depois de efetuar todo o preparo todo solo, escolher um adesivo que imitasse o mármore, para que ele fosse colado em todo o piso. 

Em minha opnião é muito mais  trabalhoso colar o papel adesivo em todo o solo, encaixar todos os desenhos e retirar todas as bolhas de ar.

A segunda forma é a mais clássica, utilizada em todo o mundo e que permite um acabamento muito mais bonito, dependendo, claro, da habilidade do aplicador.

É aplicada um cor base, e os desenhos imitando o mármore são feitos  com outra cor em linhas finas, que se espalham através de soprador térmico e álcool borrifado.

Não é um processo fácil, mas com certeza é o que fica mais bonito, natural e até mais barato em termos de material.

Fonte: guiadaresinaepoxi

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *