O Gel Coat é um produto que faz parte da rotina de quem lida com a fabricação de peças de fibra de vidro.
Ele é usado para dar o acabamento superficial às peças. Além de dar beleza à elas, proporcionando cor e brilho, ele também as protege de impactos, substâncias corrosivas e intempéries.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um tipo de Gel Coat.
Na verdade, existem vários, sendo que cada um atende à uma necessidade diferente. É muito importante conhecer as características de cada um, para aplicar o tipo de Gel Coat certo na peça e garantir a sua qualidade e evitar prejuízos.
A seguir, mostraremos os tipos de Gel Coat existentes no mercado, bem como as suas principais características.
Gel Ortoftálico é um dos tipos de Gel Coat de aplicação geral
O Gel Ortoftálico é um gel de aplicação geral. Ele é amplamente utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que não exigem resistência ao amarelecimento e ao contato permanente com água. Ele:
- Possui um ótimo brilho;
- Tem uma resistência química moderada;
- Pode ser aditivado para exposição aos raios UV;
- Possui viscosidade média, o que o torna ideal para ser aplicado por meio de pistolas, Gelcoateadeiras Air-Less e Gelcoateadeiras Spray-Up.
Gel ISO-NPG
O Gel ISO-NPG foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades da indústria de piscinas, banheiras, ofurôs, etc, peças que ficam expostas constantemente à água. Ele:
- Apresenta um brilho acentuado;
- Possui uma ótima estabilidade mecânica;
- É originalmente aditivado para exposição aos raios UV;
- Possui viscosidade média.
Gel Primer
Esse gel dá acabamento superficial à peças de fibra de vidro reforçadas utilizadas na fabricação de automóveis, caminhões, ônibus, tratores, etc. O Gel Primer:
- Não possui brilho;
- É sensível à umidade;
- É preparado para receber pinturas;
- Possui viscosidade média.
Gel Isoftálico
O Gel Isoftálico é usado em peças que requerem uma elevada resistência à exposição externa e ao intemperismo. Ele:
- Possui uma ótima cor e brilho;
- É resistente a impactos;
- Pode ser aditivado para exposição aos raios UV;
- Possui viscosidade média.
Gel Éster-Vinílico
Esse Gel é utilizado na fabricação de peças de fibra de vidro que precisam de uma alta resistência química, pois serão submetidas a meios muito agressivos e corrosivos (de fábricas, por exemplo). Ele:
- Absorve choques térmicos e mecânicos com excelência;
- Possui uma alta dureza Barcol.
Gel Molde
O Gel Molde, como o próprio nome já diz, é usado na fabricação de moldes utilizados no processo de fabricação de peças. Esse Gel é oferecido nas versões Isoftálico e Éster- Vinílico, e, normalmente, possui cores chamativas (como laranja e vermelho) para contrastar com as peças fabricadas.
Esses são os principais tipos de Gel Coat disponíveis no mercado. Antes de escolher entre os tipos de Gel Coat, é preciso analisar as exigências da peça de fibra de vidro a ser fabricada e também as características que ela deverá ter para suportar as condições do meio em que será utilizada.
Sem essa análise, corre-se o risco de se adquirir um tipo de Gel Coat errado, que reduzirá a qualidade da peça e gerará enormes prejuízos.
Conferiu os tipos de Gel Coat e suas características? Se tiver ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários para podermos lhe ajudar!
Fonte: Sercel