WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3286.9911

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

Fibra de vidro e suas aplicações

fibra-de-vidro

Você pode ouvir o nome fibra de vidro ou a expressão fiberglass, ambos se referem a esse material fibroso que é originado de uma antiga técnica de fazer fluir vidro fundido por uma peça de buracos muito finos que ao solidificar-se tem suficiente flexibilidade para ser usado como fibra.

O nome fibra de vidro pode tanto referir-se à própria fibra como ao material compósito produzido por elas, o polímero reforçado com fibra de vidro, que é popularmente conhecido por fibra de vidro.

Esse material é obtido através da aglomeração de finíssimos filamentos de fibra de vidro com uma resina específica, em seguida aplica-se uma substância catalisadora de polimerização.  Tendo como resultado um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto é PRFV, ou seja, Polímero Reforçado com Fibra de Vidro.

Suas principais propriedades são: bom isolamento térmico, antiácido, suporta altas temperaturas, baixa densidade, dentre outras. Estas propriedades e o baixo preço de suas matérias-primas, lhe dão popularidade para muitas aplicações industriais.

As características desse material permitem que a Fibra de Vidro seja moldável com o menor dos recursos, a simples habilidade artesã, que costuma ser suficiente para a construção de peças para diversas áreas de atuação, como indústrias, utilidades, construção civil, automóveis, veículos, movelaria, acessórios para piscina e jardim, etc…

A fibra de vidro também é usada nos cabos de fibra ótica, utilizados no mundo das telecomunicações para transmitir sinais luminosos produzidos por laser ou LEDS.

Possui uma boa resistência a ambientes agressivos e não enferruja. A resistência química da Fibra de vidro é determinada pela resina e construção do laminado. Pode ser produzido em moldes simples e baratos, viabilizando a comercialização de peças grandes e complexas, com baixos volumes de produção. Mudanças de projeto são facilmente realizadas nos moldes de produção, dispensando a construção de moldes novos. Os custos de manutenção são baixos devido à alta inércia química e resistência às intempéries, inerente ao material.

A fibra de vidro é fornecida em mantas prensadas, tecidos trançados, fitas ou cordéis (rooving) que são lançados ou desfiados sobre o molde e misturados à resina.

Fonte: Vidrado

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *