WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3286.9911

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

Dentes Impressos em 3D: Isso é possível?

Dentes Impressos em 3D

impressão 3D pode ser definida como uma abordagem para fabricação de objetos. O processo é mais corretamente descrito como manufatura aditiva, e também é conhecido como prototipagem rápida. Apesar de não ser exatamente moderna, essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores, dentre eles, o odontológico.

Tradicionalmente, a manufatura em Odontologia era em sua maioria associada à manufatura subtrativa ou fresagem. Mesmo os modernos processos de CAD-CAM para fresagem de restaurações ou infra-estruturas partem do princípio de manufatura subtrativa. Porém, tal processo é lento e dispendioso, pois o material é moído de um bloco intacto e a precisão é limitada pela complexidade do objeto, pelo tamanho do equipamento e pelas propriedades do material. A impressão 3D, por sua vez, se destaca pela fabricação precisa e única de estruturas complexas em uma variedade de materiais que podem ter propriedades específicas para Odontologia e cirurgia.

É possível utilizar materiais obtidos por impressão 3D diretamente no paciente?

Dentre as diversas aplicações em Odontologia e Cirurgia Oral e Maxilofacial nas quais a impressão 3D já é uma realidade, podemos mencionar a fabricação de modelos médicos, confecção de guias cirúrgicos, manufaturação de copings de coroas e/ou infra-estruturas protéticas, fabricação de modelos odontológicos para odontologia restauradora, ortodontia digital, implantes dentários e implantes oromaxilofaciais. De fato, hoje já é possível fabricar próteses totais completas, inclusive os dentes, através de impressão 3D.

A Yller desenvolveu uma série de resinas biocompatíveis específicas para uso direto em pacientes! Agora é possível imprimir os mais diversos tipos de materiais e aplicar intraoralmente, com a qualidade inerente dos demais produtos.

Dentes impressos em 3D: mito ou realidade?

Sim, já é possível repor dentes individuais por meio da impressão 3D!
Caso um dente precise ser extraído, o dentista pode escanear sua forma e tamanho e imprimir uma cópia exata utilizando materiais como titânico e zircônia, servindo como uma alternativa totalmente personalizada aos tradicionais implantes dentários¹ . Em uma escala menor, também é possível imprimir porções de dentes, coroas definitivas e provisórias de maneira rápida e personalizada.

Mesmo sabendo que hoje já é possível imprimir dentes em 3D o dentista pode, e deve, se questionar se tal tecnologia é realmente confiável. Nesse sentido alguns pontos a considerar são a aparência final do dente impresso em 3D, sua adaptação bem como sua resistência, que iremos abordar nesse texto.

Posso imprimir dentes com características estéticas?

Uma das principais preocupações, tanto de dentistas quanto dos pacientes, é que o dente tenha uma tonalidade natural e formato idêntico aos demais dentes na boca. Por isso, o dentista deve considerar as características individuais do dente a ser restaurado. Com base na análise do formato, tamanho e tonalidade dos dentes do paciente, o dentista projeta a peça, envia os dados para a impressora e ela confecciona da forma como foi estabelecido. Mais detalhes em: “Impressão 3D na odontologia: tudo o que você precisa saber

Figura 1: Dentes impressos em 3D com a Resina Cosmos TEMP da Yller

Esse aspecto é um diferencial da aplicação da impressão 3D na odontologia para os demais ramos de atuação: o tipo de material utilizado. Geralmente os dentistas usam a porcelana, o policarbonato, a safira e a resina para impressão 3D. Já existe disponível no mercado resinas para impressão 3D com cor de dente natural e que podem ser utilizadas para confecção de coroas provisórias, como é o caso da Cosmos Temp da Yller, que foi desenvolvida para garantir uma impressão de dentes provisórios com alta precisão em qualidade (Figura 1).

Assim como as demais propriedades das resinas da Linha Cosmos, a Cosmos Temp permite obter uma excelente qualidade de impressão. Além disso, apresenta baixa viscosidade, o que facilita a limpeza do equipamento, e é ainda livre de acrilatos, o que faz com que possuam uma menor toxicidade e um menor odor que as disponíveis atualmente, sendo biocompatíveis. Essa tecnologia permite agilizar a fabricação de restaurações provisórias com resultados previsíveis.

Uma das principais vantagens da impressão 3D de dentes provisórios é que é possível reimprimir rapidamente o mesmo trabalhoem caso de necessidade de substituição do provisório. É a Yller antecipando o futuro mais uma vez!!!

| referências

[1] Natural Dental Implants AG announces customized tooth replacement system at IDS 2017. Disponível em:
https://www.dentistryiq.com/articles/2017/03/natural-dental-implants-ag-announces-3d-printed-replicate-tooth-at-international-dental-show-in-
cologne.html?_ga=2.95880021.898269992.1545051118-41835991.1545051118

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *