WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3286.9911

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

Conheça as diferença entre os materiais de plástico e fibra de vidro

Conheça as diferença entre os materiais de plástico e fibra de vidro

Protetores de ar-condicionado, partes de carrocerias de automóveis e canoas. As aplicações de materiais plásticos e de fibra de vidro são inúmeras. Entender as diferenças entre plástico e fibra de vidro é fundamental na hora de escolher entre uma das duas matérias-primas para o desenvolvimento de projetos ou para decidir qual o material será utilizado para fazer melhorias em uma residência.

Características da fibra de vidro

A fibra de vidro é feita com a aglomeração de filamentos flexíveis de vidro e resina poliéster. A polimerização do produto como o auxílio de um catalizador gera um material altamente resistente, com baixa densidade e excelentes propriedades mecânicas. Ela possui várias aplicações, sendo as mais populares:

  • Placas de montagens de circuitos eletrônicos;
  • cascos e hélices de barcos;
  • caixas d’água;
  • fuselagens de aviões;
  • piscinas;
  • pranchas de surf;
  • carrocerias de veículos;
  • protetores de ar-condicionado;
  • caixas d’agua.

Peças feitas com fibra de vidro podem ser até 30% mais leves do que aquelas feitas com aço. Além disso, a sua construção com filamentos de vidros torna o material mais tenaz a deterioração, insetos e roedores. Como a sua resistência específica (resistência à tensão/massa volumétrica) e a sua capacidade de isolamento elétrico é maior do que a de metais, ela também pode ser utilizada em aplicações de alto desempenho. Como qualquer material mineral, ela é naturalmente incombustível. Ao ser exposta ao fogo, ela não emite fumaça, produtos tóxicos ou propaga chama. Já a sua baixa condutividade térmica tem feito dela um dos melhores materiais para a construção de protetores de ar condicionado. Ao ser unida a plásticos, a fibra de vidro atua da mesma forma que cabos metálicos atuam no concreto armado. Ambos materiais trabalham juntos criando uma estrutura leve e resistente a compressão e a tensionamento. Estudos indicam que a sua aplicação em uma poliamida pode aumentar a resistência a flexão do polímero em até 4 vezes quando comparado com a poliamida lisa.

Principais diferenças entre polietileno e fibra de vidro

O polietileno é um material barato, flexível e resistente. Ele possui espessura e maleabilidade que variam de acordo com a sua densidade. Assim como o polietileno, a fibra de vidro, que é feita por meio da união de filamentos de vidro com resina de poliéster, também é leve, rígida e forte. Ambos materiais são utilizados para construção de canoas e caiaques, assim como fossas sépticas e partes de veículos. Existem várias maneiras de detectar se um produto é feito de polietileno ou fibra de vidro, entre elas:

  • Conferir a diferença de peso: enquanto o polietileno de alta densidade pesa 80,7 kg/m3, a fibra de vidro pesa 32 kg/m3.
  • Efetuar um “teste de arranhão”: por ser menos resistente a arranhados, o polietileno consegue ser danificado mais facilmente que a fibra de vidro.
  • Verificar a flexibilidade dos materiais: a estrutura do polietileno, quando exposta a temperaturas acima de 27 graus Célsius por longos periodos tende a ficar flexível e mudar de formato, algo que não acontece com a fibra de vidro.
  • Checar a reparabilidade do material: a fibra de vidro possui uma estrutura que permite reparos fáceis e baratos. Por outro lado, materiais plásticos possuem uma estrutura que torna a sua reparação muito mais complicada. Além disso, a reparação de compostos plásticos é mais cara e fácil de ser detectada.

A fibra de vidro pode ser uma importante aliada para quem procura produtos feitos com materiais mais leves e resistentes em relação ao aço ou o plástico. Para corporações, ela pode servir de ferramenta para empresas inovarem em seus projetos, graças a sua maior facilidade de manuseio. Já em ambientes domésticos, ela pode servir como base para criação de protetores de ar condicionado, tanques de lavar roupa e uma infinidade de utensílios.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e pergunte!

Fonte: Sercel

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *