O que é Resina Epóxi?
A resina epóxi, também conhecida como poliepóxido, é um tipo de adesivo usado em diversas aplicações e indústrias.
Possui um nível particularmente alto de resistência à flexão e é adequado para fins domésticos e comerciais. Formado por duas partes, é comumente misturado em proporções entre 2: 1 e 4: 1 de resina para endurecedor.
Ele também tem a vantagem de uma vida útil ou tempo de trabalho particularmente longos, com a variedade rápida fornecendo cerca de 15 minutos de tempo de trabalho antes da gelificação e a variedade regular / lenta que deve durar aproximadamente 100 minutos.
As qualidades positivas das resinas epóxi incluem tenacidade, forte adesão e resistência química. A resina epóxi é usada em uma variedade de indústrias, incluindo construção e fabricação. Usos adicionais incluem a construção de componentes eletrônicos, como fibra ótica e placas de circuitos elétricos.
Resina Epóxi – Como Usar
A maioria das resinas epóxi são compostos orgânicos não tóxicos que, uma vez curados (endurecidos), não irritam a pele. No entanto, no estado líquido, as resinas e os endurecedores são irritantes para a pele e os olhos. Siga estas precauções ao trabalhar com resinas epóxi:
- Trabalhe em uma área bem ventilada.
- Invista em um respirador com filtros apropriados se você planeja fazer muito trabalho neste meio.
- Use óculos de segurança e luvas de látex.
- Resina curada com areia úmida para minimizar o pó da resina.
- Use métodos de descarte recomendados pelo fabricante.
As resinas epóxi vêm em duas partes: resina e endurecedor. As duas partes devem ser misturadas na proporção precisa fornecida nas instruções do fabricante. Medições e misturas imprecisas impedem que a resina epóxi se cure adequadamente. Para pequenos lotes, os copos plásticos funcionam bem para medir a resina e o endurecedor. Para quantidades maiores, é útil usar uma balança digital.
Adicionando Cor a resina
Ao experimentar aditivos coloridos, combine-os com adesivos epóxi, que curam mais rapidamente e são mais baratos que as formulações de resina epóxi para fundição e revestimento. A adição de corantes à resina pode afetar a proporção resina / endurecedor. Consulte as diretrizes do fabricante antes de adicionar pigmentos.
Resina epóxi Dica 1
A proporção da mistura é 2 por 1 ou seja 100 gr de Resina para 50 gr de endurecedor.
O que acontece é que algumas pessoas pegam parte dessa resina e misturam num pote inteiro de endurecedor.
E é exatamente no momento que você faz essa mistura, homogeneizando os componentes, que o processo de polimerização começa e você terá cera de 30 a 40 minutos para trabalhar a resina epóxi antes dela endurecer completamente.
Meu conselho para iniciantes é começar misturando pouco, cerca de 300 a 400 gramas até pegar mais experiência.
Recomendamos que você procure se especializar. Postamos muito conteúdo sobre resina epóxi aqui, mas nada substitui um tutorial passo a passo com profissionais. Dois cursos estão em promoção no momento:
Essa dica é pra quem trabalha com o famoso porcelanato liquido.
Primeiramente, proteja totalmente o ambiente em que você irá realizar a aplicação.
Ele deve estar completamente livre de poeira ou qualquer partícula.
O motivo disso é que se cair poeira ou qualquer sujeira onde você está aplicando a resina epóxi, ela vai grudar durante o processo de curação do piso, vai endurecer e a partícula vai ficar lá.
E pra resolver é muita dor de cabeça, você terá que lixar o piso novamente, lustrar, então é melhor prevenir do que remediar não é?
Dica 3
A cura total da resina é de 7 dias e por que esse período? Se você fez a mistura correta, ficou tudo homogêneo você terá certeza que todos os gases presentes nos compostos serão liberados.
O comum é você encontrar a informação de que o período é de 24 horas e isso não está errado.
Porém se você trabalha com resina em aquários por exemplo, é interessante esperar um pouco mais que esse período, dessa maneira você terá certeza total que os peixes não vão sofrer nenhum mal.
Dica 4
Quer acelerar o tempo de cura do piso? Você tem a opção de usar equipamentos térmicos.
Um exemplo: Se você trabalha em um ambiente de 60º graus a cura da resina leva cerca de 1 hora e 30, ou seja, acelera e muito o processo de endurecimento.
Dica 5
A resina epóxi é bem resistente, contudo, ela também sofre com alterações.
Com o passar do tempo, e isso por conta de características próprias da resina epóxi, elas podem sofrer certas alterações, como amarelamento, fosqueamento e outras coisas.Por esse motivo, deixe-as longe de raios UV ou de luzes fluorescentes, pois isso acaba com a resina epóxi.
Mais Sobre Isso: Resina Epóxi Pode Amarelar com o Tempo?
Dica 6
Nunca deixe suas peças feitas de resina, curando em uma temperatura acima do que é recomendado.Isso pode causar um envelhecimento precoce da resina então no máximo 60º graus durante 1 hora e 30 minutos. Passou disso , meu amigo, você terá problemas.
Dica 7
Finalizando, se você quer reutilizar os materiais que você utilizou para trabalhar com a resina epóxi, como pipeta, copo de medição, etc, limpe-os sempre com álcool.
Caso queiram aprender mais dicas sobre resinas epóxi basta clicar aqui
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor como as resinas funcionam e que com isso você possa administrar o seu negócio sem desperdícios de material. Se estiver criando uma marca para trabalhar no ramo de pisos líquidos e resinas de uma olhada nesses design de logotipo on-line hoje. Também podem lhe ser úteis ?
Fonte: Blog Porcelanto