O poliuretano pode ser empregado na fabricação de uma ampla gama de produtos para a indústria, atendendo necessidades e finalidades distintas para cada tipo de aplicação. No mercado automotivo, essa versatilidade permite aliar design a características específicas para assegurar a qualidade de cada peça produzida.
Isso é especialmente interessante em peças técnicas que necessitam, por exemplo, ter espessuras e densidades diferentes em partes específicas. Ou, também, em casos que a peça é feita com mais de um tipo de material, com aplicação do poliuretano junto a fibra de vidro e plástico de engenharia, por exemplo.
Mas você sabe o que é o poliuretano?
Também chamado de PU, o poliuretano é um produto líquido obtido a partir da reação química entre dois compostos químicos, o ativador da reação e o poliol. Deste polímero resultam espumas de variados tipos: rígidas, semirrígidas, flexíveis, moldadas e estruturais.
Estas variações estão ligadas sobretudo às propriedades mecânicas do PU, que asseguram a obtenção de peças automotivas com diferentes densidades e, de modo geral, de alta resistência a partir de processos simplificados e de excelente processabilidade.
E quais as aplicações do PU em peças automotivas?
1 Assento
2 Apoio de cabeça
3 Amortecedor (batente)
4 Alargadores (laterais de portas)
5 Filtros de ar
6 Filtros de óleo
7 Manopla de câmbio
8 Painel
9 Parachoque – Protetor frontal (overbumper)
10 Quebra-sol
11 Teto automotivo
12 Volante
Além destas peças, o poliuretano também é utilizado na fabricação de espumas de acabamento para motor, vidro e painel de veículos. Todas estas aplicações são atendidas pela Flexível com soluções injetáveis de pu desenvolvidas a partir de rigorosos testes de qualidade. Um trabalho permanente focado na inovação a cargo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico flexxLab.
São quatro as tecnologias da Flexível para o mercado automotivo:
flexxAir, para vedação de filtros automotivos
flexxCompact, que atende o mercado de espumas estruturais
flexxMolded, para fabricação de espumas flexíveis moldadas
flexxSkin, tecnologia para a linha de pele integral
Empregar o poliuretano na fabricação de peças automotivas oferece vantagens tanto para quem fabrica como para o consumidor final. Um processo eficiente, de alta rentabilidade e um produto final com excelente acabamento e muito mais resistente e seguro, se comparado a outros tipos de plástico.
Fonte: flexivelpu