WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time comercial está pronto para você, qual a sua dúvida?
Olá, como podemos ajudar?
Sulfibra Logo

(48)

3286.9911

(48)

9 9131.1800

(48)

9 9991.2612

12 aplicações do poliuretano para o mercado automotivo

12 aplicações do poliuretano para o mercado automotivo

O poliuretano pode ser empregado na fabricação de uma ampla gama de produtos para a indústria, atendendo necessidades e finalidades distintas para cada tipo de aplicação. No mercado automotivo, essa versatilidade permite aliar design a características específicas para assegurar a qualidade de cada peça produzida.

Isso é especialmente interessante em peças técnicas que necessitam, por exemplo, ter espessuras e densidades diferentes em partes específicas. Ou, também, em casos que a peça é feita com mais de um tipo de material, com aplicação do poliuretano junto a fibra de vidro e plástico de engenharia, por exemplo.

Mas você sabe o que é o poliuretano?

Também chamado de PU, o poliuretano é um produto líquido obtido a partir da reação química entre dois compostos químicos, o ativador da reação e o poliol. Deste polímero resultam espumas de variados tipos: rígidas, semirrígidas, flexíveis, moldadas e estruturais.

Estas variações estão ligadas sobretudo às propriedades mecânicas do PU, que asseguram a obtenção de peças automotivas com diferentes densidades e, de modo geral, de alta resistência a partir de processos simplificados e de excelente processabilidade.

E quais as aplicações do PU em peças automotivas?

1 Assento

2 Apoio de cabeça

3 Amortecedor (batente)

4 Alargadores (laterais de portas)

5 Filtros de ar

6 Filtros de óleo

7 Manopla de câmbio

8 Painel

9 Parachoque – Protetor frontal (overbumper)

10 Quebra-sol

11 Teto automotivo

12 Volante

Além destas peças, o poliuretano também é utilizado na fabricação de espumas de acabamento para motor, vidro e painel de veículos. Todas estas aplicações são atendidas pela Flexível com soluções injetáveis de pu desenvolvidas a partir de rigorosos testes de qualidade. Um trabalho permanente focado na inovação a cargo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico flexxLab.

São quatro as tecnologias da Flexível para o mercado automotivo:

flexxAir, para vedação de filtros automotivos

flexxCompact, que atende o mercado de espumas estruturais

flexxMolded, para fabricação de espumas flexíveis moldadas

flexxSkin, tecnologia para a linha de pele integral

Empregar o poliuretano na fabricação de peças automotivas oferece vantagens tanto para quem fabrica como para o consumidor final. Um processo eficiente, de alta rentabilidade e um produto final com excelente acabamento e muito mais resistente e seguro, se comparado a outros tipos de plástico.

Fonte: flexivelpu

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *